Meia passagem estudantil no transporte público de SP: como pedir?

Saiba quem pode e como pedir a meia-tarifa para estudantes.

O direito de ir e vir é garantido em nosso país, e estudantes podem contar com uma ajuda para isso: a isenção total ou parcial da tarifa do transporte público. Já abordamos por aqui quem tem direito ao Passe Livre Estudantil em São Paulo, e neste post vamos falar sobre a meia passagem para estudantes.

Diferentemente do Passe Livre Estudantil, a meia tarifa para estudantes é universal e não se baseia em renda.

Todos os alunos da rede privada no ensino fundamental e médio, e alunos do ensino superior e tecnológico têm direito à meia. Em casos de escolas privadas, mesmo alunos bolsistas e de renda baixa não possuem direito à isenção total, só a meia-tarifa.

Cursos profissionalizantes, da rede pública e privada também dão direito à meia, mediante análise da equipe técnica da SPTrans.

Alunos do PRONATEC precisam prestar bastante atenção, pois quando recebem auxílio-transporte deixam de ter direito à meia-tarifa. Geralmente, alunos de centros educacionais como SENAC, SESI, SENAI, SESC e SENAT recebem ajuda de custo para o transporte.

Como pedir meu Bilhete Único Estudante para ter a meia-tarifa?

É importante dizer que quem mora há menos de 1 quilômetro da instituição de ensino frequentada não tem direito a meia-tarifa.

Na solicitação desse benefício o Passe Livre e meia-tarifa se aproximam. Você precisa ter seu Bilhete Único Personalizado devidamente cadastrado ou ter a Carteira de Identificação Estudantil.

Para possuí-los faça o cadastro e peça o Bilhete Único Personalizado no site da SPTrans. Enquanto isso, na instituição de ensino solicite o envio de dados da matrícula à SPTrans para a confirmação do benefício.

No mesmo portal do estudante alunos conseguem fazer sua Carteira de Identificação Estudantil, necessária para utilizar a meia-entrada. Isso acontece após aprovação dos dados da escola/universidade serem aprovados pela SPTrans. Para ativar o benefício é cobrado o valor de 7 passagens (R$30,80).

Como pagar a taxa de revalidação estudantil?

Anualmente é necessário renovar seu benefício. A taxa de renovação é no valor de 7 passagens vigentes. A tarifa é paga no boleto ou em aplicativos, com o app OnBoard e, no Facebook, pelo chatbot de mobilidade Bipay.

Quem pode ter isenção total da tarifa?

Todos os alunos da rede pública de ensino fundamental e médio têm o passe livre. Alunos do ensino superior, por sua vez, precisam compreender algumas regras.

Saiba mais em: Quem tem direito e como pedir o Passe Livre na SPTrans

Este texto foi baseado no Manual do Estudante da SPTrans.

Se ainda tiver dúvidas, acesse a página da SPTrans no Facebook no botão abaixo ou clicando neste link

Falar com SPTrans
Cresta Social Messenger

Antonia Moreira

Editora de Redação do Agora é Simples. Analista de Marketing na OnBoard Mobility. Mobilidade é uma de minhas paixões, compartilho aqui os melhores insights que encontro sobre o assunto. Me escreva: antonia@onboardmobility.com

Fale com nossos especialistas em inovação
Conversar via WhatsApp

você está offline!

%d blogueiros gostam disto: