Recarga do Bilhete Único em SP: tudo o que você precisa saber para sair das filas e carregar e recarregar pela internet

A recarga do Bilhete Único em São Paulo têm diversas canais de compra pelo celular e computador. 

A necessidade de pegar filas é cada vez menor hoje em dia, tendo em vista a quantidade de novas tecnologias que facilitam nossas vidas. E no transporte público não poderia ser diferente. A recarga do Bilhete Único no celular é um bom exemplo.

Para fugir de filas nos terminais de recarga de toda a cidade, paulistanos recorrem a recarga do Bilhete Único online, seja no computador ou no smartphone. Quer levar simplicidade para sua vida também? Confira o guia.

Neste post você verá:

  • Como fazer a recarga do Bilhete Único pelo celular;
  • Como fazer a recarga do Bilhete Único no computador;
  • Validação dos créditos após a recarga;
  • Novo em SP? Motivos para fazer um Bilhete Único.

Bipay, primeira recarga nas redes sociais 

Para recarregar o Bilhete Único pelo celular sem precisar baixar um novo aplicativo ou usando o computador entre em contato com o assistente virtual Bipay no Facebook.

  1. Mande ‘oi’ na página Bipay no Facebook;
  2. Escolha ‘Recarga Bilhete Único’;
  3. Faça seu login usando sua conta do Facebook;
  4. Escolha valor da compra e insira os dados de pagamento.

Bipay é a mais nova forma de recarga do Bilhete Único no celular, totalmente confiável e prática. Você pode usar tanto o Facebook no computador, quanto o Messenger no celular (sem ser a versão Lite!).

Veja em detalhes como usar Bipay para comprar créditos de transporte:

 

O robô pedirá que você faça login com sua conta do Facebook. Em seguida, você deverá informar seus dados, como número do Bilhete Único e do cartão de crédito. Após isso, valide a compra em um terminal de autoatendimento.

Pelo chatbot Bipay você compra créditos comuns, mas também o Bilhete Único Mensal e o Diário.

Se tiver o Messenger instalado no celular, é possível recarregar seu Bilhete Único de qualquer lugar!

Os créditos caem na hora e fique tranquilo quanto à segurança, pois o chat possui todos os certificados de garantia e os dados sensíveis não ficam armazenados na conversa.

Se achou legal, leia esse artigo pra saber mais sobre como funciona.

Aplicativos de recarga

É possível baixar um aplicativo de recarga do Bilhete Único em seu celular! Em São Paulo o mais leve e bem avaliado na Google Play Store é o aplicativo OnBoard, sem taxa nenhuma no cartão de crédito! Baixe clicando aqui.

Para fazer a recarga do Bilhete Único por aplicativo com OnBoard:

  1. Baixe o app e faça seu cadastro;
  2. Escolha ‘Créditos de transporte’;
  3. Determine o valor da recarga e insira os dados de pagamento;
  4. Valide em um terminal físico seus créditos do Bilhete Único!

Além de cartão de crédito o app aceita como forma de pagamento o Ticket Car também.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo da recarga do Bilhete Único no celular com o aplicativo OnBoard.

Nesse link você confere a lista completa de apps que fazem a recarga do Bilhete Único em São Paulo (alguns cobram taxa, portanto, preste atenção).

Como colocar crédito no Bilhete Único pelo cartão de crédito?

Use o aplicativo OnBoard ou o chatbot Bipay para recarregar o Bilhete Único com o cartão de crédito. Das opções que nós demos aqui todas são livres de taxa no crédito!

Ficou na dúvida entre usar o chatbot no Facebook ou baixar um aplicativo? Entenda melhor as diferenças entre essas formas de recarga do Bilhete Único online.

Aplicativos de Recarga do Bilhete Único e chatbot: semelhanças e diferenças

Tantos os aplicativos de recarga quanto o chatbot são parecidos em suas funções básicas. Porém, eles carregam características distintivas que devemos nos atentar. Vejamos:

O assistente virtual Bipay funciona por meio do Facebook. Em celulares pode ser acessado pelo aplicativo Messenger – app de mensagens conectado à rede social, ou pelo desktop na página oficial do chatbot.

Toda a transação ocorre ali mesmo no chat. Dessa forma, permite rapidez sem precisar baixar um novo aplicativo, caso já utilize o Messenger ou Facebook.

Além disso, se estiver usando sua rede móvel (3G ou 4G) pode aproveitar que algumas operadoras não descontam da franquia de dados o uso de plataformas sociais. O Messenger pode estar incluído nessas promoções (consulte operadora).

Os aplicativos, por sua vez, precisam ser instalados e configurados. Funcionam como uma boa opção para quem não usa o Messenger, entretanto, precisa recarregar o Bilhete Único pela internet com rapidez e praticidade.

Para outros fins, existem apps que oferecem serviços como rotas de ônibus, recarga de celular, etc. Portanto, estes podem ser úteis para quem curte explorar novos aplicativos e precisa de mais serviços no celular.

Por fim, você pode comprar créditos usando boleto bancário no site da SPTrans, caso não possua cartão de crédito:

Site da SPTrans

A SPTrans é a empresa pública da Prefeitura de São Paulo que regula o transporte na cidade. Eles possuem um site em que você pode fazer a recarga do cartão. 

Para comprar, faça um cadastro e pague por boleto bancário. O valor do boleto cai no dia seguinte ao pagamento, dessa forma, é uma boa opção se não for urgente.

Para concluir a compra, é necessário ir até um terminal de autoatendimento nas estações de trem e metrô, ou nos terminais de ônibus, aproximar o cartão e validar os créditos.

Validação dos créditos após a recarga

Todas as formas de recarga online necessitam que você valide seus créditos em um terminal físico. Pensando nisso, juntamos as formas de validar em outro post onde explicamos direitinho o porquê e como fazer isso.

Faça um Bilhete Único

Por fim, se você é novo em São Paulo, se vai chegar logo menos, ou ainda não usa o Bilhete Único e está procurando mais informações, esse blog é o lugar certo.

Usando o Bilhete Único você anda mais, e gasta menos. As viagens pelo cartão duram até 3 horas e permitem que usemos trens, metrô e ônibus de forma integrada em um único pagamento.

Para começar, entenda o Bilhete Único, sua integração e tarifas neste post. 

Quer ficar por dentro de inovação no transporte público? Inscreva-se em nossa newsletter!

Marcos Antonio - @eaimarcx
Redator, produtor de conteúdo e head de marketing na OnBoard Mobility. Me siga no Instagram: @eaimarcx ou me escreva marcosanmoreira01@gmail.com