Checklist: Como andar de metrô em São Paulo sem erros

Dicas para você andar de metrô e trem na maior cidade do país sem dificuldades! 

São Paulo é a maior cidade da América do Sul e, como metrópole, é um ambiente hostil à primeira vista para visitantes. Felizmente, desde 1974 o metrô paulista liga diversas regiões da cidade, a fim de encurtar distâncias e facilitar a vida dos moradores.

Mas com tantas linhas e estações, esse sistema de metrô, além dos trens, pode parecer complicado para visitantes e novos moradores.

Para isso, esse texto tem a intenção de descomplicar um pouquinho como andar de metrô em São Paulo, com dicas e informações simples:

Estude o mapa

Em todas as estações existe o mapa do transporte metropolitano, com suas diversas conexões entre metrô e trem. Antes de sair de casa ou chegar a São Paulo, estude as estações.

Veja aonde é possível fazer baldeação com outras linhas, para tornar sua viagem mais rápida e com menos chances de se perder.

Linhas                  

Na cidade existem 5 linhas de metrô e 6 de trem, como é possível ver no mapa abaixo.

mapa do transporte metropolitano

Mapa transportes metropolitanosPara turistas as principais linhas são a vermelha, verde, azul e amarela. Elas ligam importantes pontos turísticos e zonas com opções de hospedagem.

A linha esmeralda de trem é a mais utilizada nesse meio. Liga a linha amarela e o centro da cidade ao extremo sul.

Faça um Bilhete Único

O Bilhete Único em São Paulo proporciona diversos benefícios, como integração entre ônibus, metrô e trem e até 4 viagens em 3 horas.

Se você for combinar em seus passeios trem e metrô, é muito importante que faça um BU. Isso porque a integração entre os dois modais ocorre em horários específicos e os bilhetes individuais não são compatíveis.

É possível cadastrar seus dados no site da SPTrans e solicitar o cartão. É totalmente gratuito e você o retira em um posto de atendimento. Você pode, também, comprar um Bilhete Único Anônimo, que sai na hora no valor de R$4.

Nesse post você fica sabendo o mais importante sobre a integração entre ônibus, metrô e trem na capital.

Recarregue pela internet

As filas nas bilheterias do metrô são grandes em determinados horários, mas para resolver esse problema é muito simples: recarregue pela internet seu Bilhete Único.

Nesse artigo você encontra diversas opções para fazer isso, escolha a que se encaixa melhor em suas necessidades.

De antemão recomendamos o aplicativo OnBoard, que faz a recarga por cartão de crédito sem taxa e é bastante leve e prático.

Use o app do metrô para planejar sua viagem

O Metrô possui um aplicativo para Android e iOS super bacana que facilita muito a vida dos passageiros. Basta colocar a estação em que você está ou irá partir, e a de destino.

O app calcula o tempo, e todas as baldeações que você terá de fazer para chegar aonde quer. Sem se perder e sem gastar tempo à toa.

Se atente aos horários

Diferente do metrô de cidades como Nova Iorque e Londres, em São Paulo o sistema para de funcionar durante a madrugada. Não se esqueça disso em passeios noturnos!

Durante a semana e aos domingos o metrô funciona das 04:40h às 00h. Aos sábados das 04h à 1h da manhã.

Tente também evitar horários de pico. Das 8h às 9h e das 18h às 19h são momentos bem lotados nos vagões e estações.

Com essas dicas dá pra aproveitar ao máximo as facilidades que o transporte sob trilhos proporciona. Compartilhe com seus amigos que também têm dúvidas!

Antonia Moreira

Editora de Redação do Agora é Simples. Analista de Marketing na OnBoard Mobility. Mobilidade é uma de minhas paixões, compartilho aqui os melhores insights que encontro sobre o assunto. Me escreva: antonia@onboardmobility.com

Deixe uma resposta

Fale com nossos especialistas em inovação
Conversar via WhatsApp

você está offline!

%d blogueiros gostam disto: