Testamos: Nossos 3 aplicativos de horário do ônibus preferidos!

Saber os horários dos ônibus e seus trajetos são uma vantagem na hora de chegar mais rápido ao destino, confira nossos favoritos!

Os ônibus são o meio de transporte em que os imprevistos mais acontecem devido às suas características, como grande abrangência em território e navegação no trânsito urbano. Pra quem mora em grandes centros, como São Paulo, existem diversas opções de aplicativos em que informam o itinerário e os horários das linhas, com o objetivo de prevenir os usuários e nos fazer gastar menos tempo esperando.

Com tantas opções, antes de baixar um app fica a dúvida: qual é o melhor aplicativo de horário de ônibus?

Para desvendar esse mistério experimentamos os principais serviços em algumas viagens pela capital paulista, escolhendo os 3 mais eficientes com base nos critérios: usabilidade e arquitetura de informações, design e qualidade do conteúdo.

CittyMapper

Ainda pouco conhecido, o Cittymapper nos surpreende por ser bastante completo em funcionalidades e possuir uma ótima interface. Ao programar uma viagem o app nos dá, além das opções do transporte público, estimativas de preços no Uber e rotas de bicicleta, priorizando caminhos com ciclovia.

Caso não possua uma bike, o aplicativo informa onde você pode alugar uma, e o que precisa fazer até chegar ao ponto de aluguel mais próximo, sempre informando o tempo estimado de locomoção e, no caso das bicicletas, quantas calorias serão gastas no percurso. E não precisa se preocupar em chegar no lugar e não ter bicicletas, o Cittymapper informa também quantas estão disponíveis para locação.

Outro ponto bacana é que cada modal – ônibus, trem, metrô – é mapeado, e você pode conferir as linhas e pontos distintamente, facilitando a compreensão de todo o sistema. 

Play Store / App Store   

Moovit

O Moovit já é bastante conhecido da galera, e não é por menos: super intuitivo, o aplicativo de origem israelense é bastante didático e funciona bem para moradores locais e turistas.

O Moovit em sua tela inicial usa dos dados sobre sua localização para mostrar uma simples barra com “Para onde você quer ir?”, dispensando o ato de localizar o lugar e os pontos próximos – algo complicado para turistas.   

Diferentes rotas são mostradas após informar o destino, com a mais rápida em primeiro lugar. Outra opção bacana é iniciar uma viagem no Moovit, que acompanha seu deslocamento e, se optar por ativar, avisa quando você deve descer do ônibus.

Play Store / App Store /  Windows Phone

Trafi

O Trafi funciona de maneira muito similar aos apps citados acima, sem muita novidade. O seu grande diferencial é funcionar offline.

Não é necessária internet nem mesmo para pesquisar os trajetos (outros apps salvam trajetos offline, mas necessitam estar online para fazer a busca). Essa função é uma grande aliada da maioria da população ao não descontar dados móveis.

Bonito visualmente, o app não deixa a desejar aos outros. Seu único problema é que informa algumas poucas rotas se comparado aos primeiros, e não possui integração com Uber e aplicativos de táxi.

Play Store / App Store

Todos os citados possuem versões para desktop, que você pode acessar do seu computador sem precisar de novos downloads.

Apesar de buscarmos principalmente os melhores aplicativos de horários dos ônibus, fica impossível observar apenas esse ponto, já que todos agregam tantas funções que facilitam nossa vida. Por isso observamos cada detalhe que faz a diferença na hora de sair por aí.

Se está buscando mais informações sobre suas rotas pela cidade teste nossas dicas e descubra quais aplicativos são os melhores para você! Se quer mais tecnologia na sua vida recarregue o Bilhete Único pelo celular, reunimos opções nesse post

Redação Portal Agora é Simples

Portal de notícias focado em inovação na mobilidade urbana e no transporte público.

Deixe uma resposta

Fale com nossos especialistas em inovação
Conversar via WhatsApp

você está offline!

%d blogueiros gostam disto: