Aplicativo ou chatbot: qual é a melhor alternativa para recarregar meu bilhete único?

 Novo aplicativo de recarga do Bilhete Único permite compra pelo Facebook.

Apresentamos aqui no blog, em primeira mão, o lançamento do Bipay, ferramenta que permite a compra de créditos do Bilhete Único em São Paulo no chat do Facebook. Oficialmente anunciada pela SPTrans, a solução é mais um meio de recarregar o BU pela internet, que se diferencia dos concorrentes.

Mas para quem está pensando em mudar, pois ainda pega filas para comprar bilhetes ou usa aplicativos, é bom entender a diferença entre as soluções de recarga na web. Quer fazer a escolha baseada em suas necessidades? Confira a explicação:

Bipay: A nova alternativa de recarga do Bilhete Único

Já comprou de alguma marca pelo chat do Facebook? Fez alguma transação usando o cartão de crédito por ali? Os chatbots, assistente virtuais que nos ajudam com compras e resolução de dúvidas e problemas, estão chegando com tudo!

O Bipay é um deles, a mais nova forma de recarregar o Bilhete Único em São Paulo. Basta procurar a página do serviço no Facebook ou Messenger e começar uma conversa, com “oi” mesmo.

Utilizando um script elaborado pela equipe técnica, a tecnologia guia o usuário em toda a compra de passes. Para o cadastro são usadas as próprias informações do Facebook e você paga com o cartão de crédito.

Aqui tem um gif mostrando essa experiência:

bipay assistente virtual recarga bilhete unico

 

Entre um aplicativo e o chatbot, qual escolher?

Ambos são parecidos em suas funções básicas, porém carregam características distintivas que devemos nos atentar.

O assistente virtual funciona por meio do Facebook. E, em celulares, pode ser acessado pelo aplicativo Messenger – app de mensagens conectado à rede social. Toda a transação ocorre ali mesmo, o que permite rapidez  sem precisar baixar um novo aplicativo, caso já utilize o Messenger ou Facebook.

Além disso, se estiver usando sua rede móvel pode aproveitar que algumas operadoras não descontam da franquia o uso de algumas plataformas sociais.

Os aplicativos, por sua vez, precisam ser instalados e configurados. Funcionam como  uma boa opção para quem não usa o Messenger, mas precisa recarregar seus passes pela internet.

Para outros fins, existem apps que oferecem vantagens, como descontos por participação, rotas de ônibus, recarga de celular, etc. Logo, estes podem ser úteis para quem curte explorar novos aplicativos e precisa de mais serviços no celular.

Nós temos um guia sobre como recarregar o Bilhete Único aqui em SP e damos dicas sobre alguns apps. Clique nesse link.

Por fim, nesse site da SPTrans você confere a lista completa de apps, com algumas informações básicas sobre cada um pra auxiliar na sua escolha!

Validar créditos

Assim como os aplicativos, o chatbot também precisa que você valide os créditos comprados pela internet em um terminal físico. É simples, viu? Contamos tudinho nesse post.

Gosta de inovação? Então pra que guardar isso só pra você?  Compartilhe esse texto com seus  amigos!