Sem emprego? Veja como solicitar o Bilhete Especial do Desempregado

Apesar do Bilhete Único Desempregado não ter saído do papel, existem outros benefícios.

O Bilhete Único Desempregado, anunciado na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad jamais saiu do papel, apesar de muito bem visto por toda a população ao ser anunciado em 2016.

Como era ano eleitoral, a gestão Haddad não poderia conceder tal benefício, pois isso fere regras eleitorais. Sendo assim, a nova gestão engavetou o projeto até segunda ordem, e o Bilhete Único Desempregado, que deveria conceder passagens gratuitas por um determinado período de tempo para quem mais precisa, ainda não aconteceu.

Apesar disso, existem outros benefícios na cidade de São Paulo em paralelo ao Bilhete Único Desempregado, como a gratuidade em viagens de metrô e trem, o chamado “Bilhete Especial do Desempregado”. Reparem na falta do “Único”, pois essa modalidade não permite integração com ônibus, por exemplo.

Abaixo, confira quem tem direito e o que precisa para solicitar o seu!

Quem tem direito ao Bilhete Especial do Desempregado

A primeira regra é que o solicitante precisa estar desempregado por um período mínimo de um mês e máximo de seis meses, e ter trabalhado por seis meses no último emprego com carteira assinada.

O benefício é válido por 90 dias, e consiste em um passe especial que deve ser usado nas estações. Por fim, sempre que solicitado, o usuário deve apresentar sua carteira de trabalho, pois o benefício é intransferível. A ausência da carteira pode levar ao cancelamento do bilhete.

Como solicitar

Para pedir o seu, basta comparecer ir às estações Marechal Deodoro (Metrô) ou Barra Funda (CPTM), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Os documentos para solicitar o Bilhete Especial do Desempregado são:

  • RG original;
  • CPF original;
  • Carteira de Trabalho;
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho.

Este mês estamos abordando vários direitos dos usuários do transporte público em SP. Já falamos do Bilhete Único Especial e como solicitá-lo, confira aqui.

Precisa usar o Bilhete Único? Confira todas as vantagens desse cartão neste post.

Se ainda tiver dúvidas, acesse a página da SPTrans no Facebook no botão abaixo ou clicando neste link

Falar com SPTrans
Cresta Social Messenger

Antonia Moreira

Editora de Redação do Agora é Simples. Analista de Marketing na OnBoard Mobility. Mobilidade é uma de minhas paixões, compartilho aqui os melhores insights que encontro sobre o assunto. Me escreva: antonia@onboardmobility.com

você está offline!

%d blogueiros gostam disto: