Você sabe o quanto seu carro incomoda?

Recarga online do Bilhete Único em SP com OnBoard MobilityPowered by Rock Convert

Jovens estão abandonando o sonho de ter um carro e buscando outras alternativas. 

Muita gente está abandonando o sonho de ter um carro ou, até mesmo, nunca desejando com avidez a maior meta dos brasileiros até bem pouco tempo. Dados da Ipsos revelam que entre 2014 e 2017 a emissão de novas carteiras de habilitação caiu 20,51% entre pessoas de 18 e 21 anos. Entre as pessoas com até 25 anos, apenas 27% possuem a habilitação.

Além da crise econômica, fator crucial na queda, as mudanças de hábitos têm significativas responsabilidades nessa diminuição. O status de possuir um carro nunca esteve tão baixo, e mantê-lo, tão caro.

Uma pesquisa da Deloitte (2018) apontou que até 66% jovens da geração Z, nascidos a partir de 1995, em países emergentes, questionam a necessidade de possuir um carro. Nos Estados Unidos a porcentagem é de 64%.

Com altos custos de combustível, estacionamentos, vagas em condomínios, além do trânsito, ser dono de um quatro rodas é uma missão daquelas! Entretanto, o uso do transporte público e modais alternativos, como bikes, pode ser ainda maior com investimentos necessários nesses meios.

Priorizar pessoas e o transporte público é fundamental para garantir mais qualidade de vida nas grandes cidades.

Felizmente, muita gente já parou pra refletir sobre isso. José Felipe, 28, diretor de tecnologia em uma startup na capital paulista, possui carro, mas deixou de usá-lo há um bom tempo “pelos custos, pelo trânsito e porque fazia sentido em meu caminho”. Para ele, a ida de 20 minutos até o trabalho de ônibus é mais prática do que ir de carro. Em seu caso, os corredores exclusivos tornam o trajeto mais rápido.

O que o José mudou em seu hábito representa uma parcela da população que se desloca por poucos quilômetros até seu compromisso diário. Essas pessoas conseguem avaliar melhor suas opções de mobilidade. Com isso, a questão principal para abandonar o carro é ter opções viáveis, confortáveis e econômicas à disposição.

Por outro lado, para quem se desloca por muitos quilômetros para seu compromisso principal durante a semana, o investimento na área é essencial para garantir o direito básico de mobilidade de todo brasileiro. Só assim será possível observar uma debandada geral de usuários de carro para o transporte público.

Por fim, queremos munir você de informação e fazê-lo pensar. Por isso, fizemos o quizz abaixo com algumas perguntas sobre os impactos de um carro nas cidades. Vamos ver se você tem noção do quanto um carro incomoda?