Agora é simples com ONBOARD #43

O melhor de 2020

Caro (a) leitor (a), queremos agradecer seu tempo dedicado a essa newsletter em 2020. Foram 39 edições este ano, repletas de conteúdos importantes sobre inovação na mobilidade e transportes. Num ano de crise como esse, conseguimos contribuir com informação para tomada de decisão, reflexões e provocações sobre o futuro do transporte público no Brasil.

Como resultados, temos mais de 600 leitores, em sua maioria gestores, pesquisadores, técnicos e entusiastas do ramo. Pessoas engajadas com mudanças estruturais tão necessárias. Sabemos que os desafios continuam e vamos estar aqui para noticiar tudo em primeira mão.

De 2019 pra cá mudamos nosso nome de OnBoard Ideias para Agora é simples com ONBOARD, testamos novos formatos e, como sempre, estamos abertos à sugestões. Esperamos estar com você, em sua caixa de entrada, em 2021 também.

A redação. 

O podcast certo para informação em mobilidade urbana, o Agora é simples com ONBOARD foi lançado em outubro. Depois de várias lives durante a pandemia que pouco acrescentaram visualmente, nos perguntamos “por que não explorar o áudio para pautar assuntos relevantes?”. Nas edições, conversamos com especialistas sobre os desafios e o futuro do transporte público e da mobilidade nas cidades. Ouça nas plataformas digitais. 

Um plano para salvar a mobilidade urbana na próxima gestão municipal, entre 2021 e 2024. Prefeituras pelo país todo tem no transporte público uma bomba-relógio. Para desarmá-la, abordamos uma série de propostas em artigo especial. Leia na íntegra. 

Essa bomba relógio começa no modelo de financiamento, que está esgotado. Novas fontes de receita são necessárias, mas o poder público precisa apoiar a mudança com editais e leis inovadoras, à exemplo de iniciativas internacionais. Abordamos numa série especial em três partes a crise no setor, seus motivos e implicações. Saiba mais sobre a falência do transporte público. 

A pandemia também foi assunto chave no transporte público. Ficamos o ano todo às voltas “o transporte público é perigoso”, “não é mais perigoso do que outros lugares”. Pesquisas saíram a todo momento e o que ficou claro é que a diminuição da frota prejudicou os mais pobres. Empresas, por outro lado, não receberam apoio para continuar suas operações. Leia as dificuldades de quem andou de transporte público na pandemia.

A oferta e demanda do transporte público foi assunto em Maio, quando relatos de lotação nos ônibus ganharam as redes. Como é feito atualmente a projeção da demanda? Como poderia ser mais eficiente para evitar lotações e riscos de contágio? Com ajuda da Scipopulis abordamos esse assunto essencial como nunca. Saiba como é feito e como melhorar o planejamento.

Como novidade promissora, surgiu o PIX. E como o novo meio de pagamentos pode ser útil ao transporte público? Analisamos a nova tecnologia aplicada em ônibus, trens e metrôs, com suas potencialidades e também desmistificamos a novidade. Conheça o PIX no transporte público. 

Questões sociais ganharam destaque como nunca em 2020. Mulheres e homens organizados lançaram uma carta-manifesto em favor da paridade de gênero na mobilidade. A tomada de decisão, eventos e lideranças do ramo são principalmente homens, que não estão preparados para atender às demandas específicas de mulheres, sejam cis ou trans, em sistemas de mobilidade. A ONBOARD contribuiu com o debate por mais de uma vez.

Confira a #RetrospectivaONBOARD2020. Pilotos em 4 regiões do país, lançamento do DBD e mais! 
Isso é obrigatório.
Isso é obrigatório.

Deixe uma resposta