Desafios e possibilidades para a mobilidade urbana em 2021 – Não durma no ponto!

As principais notícias da última semana em uma leitura rápida e informativa. Comece a semana conectado no mundo. Não durma no ponto!

Foto: Rafael Martins/WRI Brasil.

2020 foi repleto de feriados nas segundas-feiras, ufa! Além desses, outra coisa que marcou o ano – além da pandemia – foram as articulações em defesa às causas sociais. Não obstante, o setor de transporte também discute o tema, afinal, estamos em constante movimento e comunicação, e as causas sociais surgem nas formas de tratamento entre indivíduos de diferentes posições sociais.

Para isso, dentro da mobilidade urbana, inúmeros estudos e projetos vêm dando visibilidade ao tema, como é o caso da plataforma Direção Feminina, articulado pelo Agora é Simples junto com a ONBOARD.

Para saber quais são as outras iniciativas e se já ocorrem na sua cidade, clique aqui.

Outros desafios também beiram a mobilidade nas prefeituras

Existem desafios que precisarão ser enfrentados na próxima gestão e poucos candidatos estão colocando em pauta, ou se quer se lembram.

Faltando menos de uma semana para as eleições, é melhor ficar de olho. Se o seu postulante à prefeitura está falando somente de cobrar ar-condicionado e Wi-Fi nos ônibus das empresas de transporte, provavelmente ele ou ela não sabe aonde está se metendo – nem o que lhe espera.

No artigo “Desafios para salvar a mobilidade urbana”, agrupamos os principais desafios que planos de governo para 2021-2024 devem enfrentar.

Para se preparar, evento aborda os principais projetos para o transporte no pós pandemia

A 6ª edição do evento Connected Smart Cities Mobility Digital Xperience ocorreu entre os dias 8 e 9 de setembro e trouxe palestrantes do setor de transporte público. Os temas envolveram o novo conceito do transporte público no pós-pandemia – a grande dúvida de todos.

A Redação Agora é Simples anotou os principais pontos que rolaram na edição. Para saber mais, acesse agoraesimples.com.br/connected-smart-cities.

E mais: 7 políticas públicas para financiar o transporte público

Dentre tantas adversidades e problemáticas que o setor de transporte público enfrenta, a Redação Agora é Simples reuniu 7 Políticas Públicas para financiamento do transporte.

Dentre estudos, leituras científicas e suporte de especialistas, o artigo reúne as melhores formas de financiamento para o transporte público, visando principalmente não pesar ainda mais para o passageiro e reverter o ciclo vicioso que o sistema se encontra.

O transporte ativo lidera geração de empregos, ao contrário dos carros

Estudos comprovam que a criação de ciclovias nas cidades gera 2 mil empregos, índice maior do que qualquer outro tipo de estrutura viária.

Confira um trecho do que a pesquisadora da Coppe/UFRJ e secretária-executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Andrea Santos compartilhou na Época.

“É essencial nas discussões de cidades sustentáveis, inteligentes, resilientes ao clima que se incentive mais espaço para pedestres, para a bicicleta. A Covid gerou toda uma preocupação em repensar as cidades.”

Para conferir o tema na íntegra, clique aqui.

E esse é o ponto final. Nos vemos na próxima?

[crowdsignal rating=8915070]

Isso é obrigatório.
Isso é obrigatório.

Deixe uma resposta Cancelar resposta