Número de automóveis cresce 3 vezes mais do que a população de SP em 10 anos

Dados são da Pesquisa Origem e Destino do Metrô SP

A pesquisa Origem e Destino, realizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô há 50 anos, teve sua edição de 2017 divulgada nesta semana. O estudo, que afere como as pessoas se locomovem, os porquês e para onde vão na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), revela em seu quinto lançamento que as viagens por veículos motorizados aumentaram 22,8% entre 2007 e 2017, os dois últimos anos do estudo. 

Esse percentual é mais que o triplo do crescimento da população dos 39 municípios que compõem a RMSP, que foi de 6,6%. Famílias sem automóveis representam 47,1% do total, diminuição de 3,4% entre 2007 e 2017. 

No geral, o número de viagens aumentou em todos os meios, motorizados ou não. Viagens por carros, motos e no transporte público representam 67% dos deslocamentos, aumento de 12,4% em relação a 2007. As viagens não motorizadas, a pé ou por bicicleta, representam 33% e tiveram aumento de 6,2%. 

Neste período de 10 anos notou-se um aumento grande da malha cicloviária e a instalação de bicicletários em estações de trem e metrô, incentivando o uso das bicicletas. Além disso, serviços de compartilhamento surgiram dispondo bicicletas a quem não as possui. 

Por outro lado, a redução do preço da gasolina pelo governo a partir de 2008 e outros incentivos fiscais contribuíram para a compra e o uso maior de automóveis. 

Em 10 anos o número total de viagens aumentou, saltando de 38,1 milhões de viagens por dia em 2007 para 42 milhões de viagens diárias em 2017, em qualquer meio de transporte.  

Fonte: Pesquisa Origem e Destino 2017.

A pesquisa Origem e Destino é um importante instrumento do planejamento urbano de São Paulo e região, servindo como base para novos investimentos em infraestrutura. É a maior pesquisa do ramo no Brasil. 

Em breve, mais análises do estudo. Você pode conferir o PDF completo no site do Metrô

 

 

Isso é obrigatório.
Isso é obrigatório.

Um comentário em “Número de automóveis cresce 3 vezes mais do que a população de SP em 10 anos”

Deixe uma resposta Cancelar resposta