Semana da Mobilidade: veja programação da Prefeitura

Reforçando a ideia de que “Todos Somos Pedestres”, programação levará à população ações de conscientização no trânsito

A Prefeitura de São Paulo realiza, de 18 a 25 de setembro, a Semana da Mobilidade 2019. Organizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) – por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transporte (SPTrans) e pelos departamentos de Transportes Públicos (DTP) e de Operação do Sistema Viário (DSV) –, em parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Educação e da Pessoa com Deficiência, a programação traz um conjunto de ações voltadas à segurança e à convivência saudável entre os diversos modais no trânsito da cidade.

Neste ano de 2019, a exemplo do ano passado, o foco da Semana da Mobilidade está no respeito e atenção ao pedestre. A temática “Todos Somos Pedestres” vem para reforçar à sociedade que, independentemente do meio de locomoção principal que se utilize, todos somos pedestres em algum momento do dia. E que o pedestre é sempre o elemento mais vulnerável no trânsito.

A Semana começa nesta quarta-feira, 18, com a Ação Motociclista Seguro, parceria da CET com o Comando de Policiamento do Trânsito da PM (CPTran). Motociclistas que estiverem na Marginal Tietê serão parados numa blitz e convidados a assistir a uma palestra de 15 minutos ministrada por um policial militar e um agente de trânsito. Na oportunidade, serão instruídos sobre pilotagem segura, velocidade, frenagem, utilização dos EPIs corretos (capacete, jaqueta e botas) e receberão orientações de como verificar o desgaste dos pneus. A ação acontece no Posto de Apoio ao Trânsito próximo à Ponte Gov. Orestes Quércia (Estaiadinha). Na segunda-feira (23), a ação se repete no Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação para a Mobilidade (CEMOB), na zona leste (perto do Metrô Carrão).

Já tradicional durante a Semana da Mobilidade, também nesta quarta-feira, 18, acontece o Desafio Intermodal, organizado pelo Instituto CicloBR. Realizado desde 2009, o desafio tem como objetivo avaliar o tempo de percurso de cada um dos diferentes modais de transporte na cidade. Neste ano, o trajeto terá 10 km, saindo da Praça General Gentil Falcão (altura do número 1.000 da Avenida Eng. Luís Carlos Berrini, no Brooklin), com chegada em frente à Prefeitura de São Paulo (Centro).

A programação da semana também terá terminais de ônibus recebendo cenários interativos e esquetes teatrais, estruturas montadas próximas a ciclovias para auxiliar ciclistas na manutenção e revisão de suas bicicletas, vídeos abordando os programas “Vida Segura” e “Viagem Segura”, enfatizando ações positivas dos motoristas de ônibus, e vídeos de personagens que trocaram o automóvel pelo transporte público ou outro meio de transporte.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o tema desta Semana da Mobilidade será debatido, também, em escolas públicas. A equipe do CETET realizará, nos CEUs Azul da Cor do Mar e Jaçanã, a exibição do “Cine Trânsito”, filme inspirado no clássico O Mágico de Oz que aborda, de forma lúdica, conceitos de segurança no trânsito, cidadania e sustentabilidade. Essa atividade dura cerca de uma hora e é destinada a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Para favorecer a segurança viária, a CET instalará faixas informativas em pontos da capital, chamando a atenção para acidentes com vítimas nesses locais. Durante a Semana da Mobilidade, a programação dessa ação inclui a presença de mímicos do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET).

A equipe do CETET também fará uma atividade interativa com quem estiver passando pela Rua Dr. Campos Moura, onde a Prefeitura promove o projeto Conviver Sub Penha nas imediações da Estação Artur Alvim.

A Semana da Mobilidade 2019 na cidade de São Paulo contará com diversas atividades. Acesse o site para conhecer a programação completa e participar.

Deixe uma resposta Cancelar resposta