Como fazer o Bilhete Único em São Paulo?

Veja um passo a passo de como fazer o Bilhete Único em São Paulo!

Ter o Bilhete Único é uma ótima vantagem para quem circula por São Paulo, obtendo benefícios como a integração e segurança nas viagens. Mas na capital paulista existem diferenças entre os tipos de Bilhete Único e como obtê-los.

Bilhete Único Comum sem nome e foto

Por esse tipo de Bilhete os consumidores não podem obter restituição em caso de perda ou furto. O Bilhete Único Comum sem identificação pode ser obtidos em Postos de Venda e Atendimento da SPTrans, mediante apresentação de documento com foto e CPF e o pagamento de R$4 pelo cartão, mais uma compra de créditos de no mínimo R$20.

Os endereços dos Postos de Venda e Atendimento da SPTrans está no site da SPTrans. 

Bilhete Único Comum Personalizado

Nessa modalidade o usuário possui foto e os créditos podem ser recuperados em caso de perda ou furto. Para solicitá-lo, é necessário se cadastrar no site da SPTrans e depois retirar o cartão em um dos Postos de Venda e Atendimento da SPTrans.

Além da recuperação de créditos, o Bilhete Único Comum Personalizado se diferencia do primeiro pelo cadastro digital e a não necessidade de pagar qualquer taxa pela aquisição do cartão.

Com o bilhete Personalizado você também têm mais benefícios, como o Bilhete Único Amigão, que aumenta a duração da integração aos finais de semana.

Saiba todas as vantagens do Bilhete Único em nosso artigo sobre o assunto. 

Veja abaixo como fazer o Bilhete Único pela internet:

Acesse a página de cadastro no site da SPTrans.

Ao entrar na página de cadastro pela primeira vez você deverá informar seus dados como na imagem abaixo:

Nesse momento tenha em mãos seu CPF e RG.
Na próxima etapa você precisa do seu CEP e mais alguns dados. Deverá também informar um e-mail para comunicações e como forma de acesso ao portal da SPTrans. Com tudo completo, vá em ‘prosseguir’.

 

Escolha uma senha e clique em ‘prosseguir’!

 

Nesta etapa, envie uma foto 3×4. Pode ser uma foto tirada com o celular e num fundo neutro, como fotos 3×4 são. Certifique-se de estar de frente na foto. Você precisará editar em um programa para garantir o tamanho e peso exigidos para a foto.
Selecione uma imagem nos seus arquivos.
Com a imagem selecionada, clique em ‘Enviar Foto’.
Nesse momento sua foto já está no site e você precisa editá-la. Arraste a caixa de seleção até que ocupe a foto inteira e vá em ‘Salvar Foto’.

Como editar a foto corretamente e enviar à SPTrans

O primeiro passo é tirar uma foto em um fundo neutro. Pode ser uma parede branca, por exemplo – e editar a foto no tamanho desejado: 3×4. Para isso, abra a foto em um editor.

Entre os editores mais comuns em computadores temos o Paint e o Microsoft Office Picture Manager.

No vídeo abaixo você confere como editar sua foto no Picture Manager do Windows.

Por fim, com tudo pronto e enviado, você deve esperar algumas horas. As fotos são avaliadas uma a uma e pode demorar um pouquinho.

Se aprovado, basta retirar seu Bilhete em qualquer Posto de Atendimento da SPTrans.

 

Sentindo dificuldade em fazer o seu Bilhete Único? A OnBoard Mobility, criadora deste blog, está planejando o envio do bilhete pela internet. Acompanhe as novidades se inscrevendo na newsletter do blog abaixo!

Quer ficar por dentro de inovação no transporte público? Inscreva-se em nossa newsletter!

Marcos Antonio - @eaimarcx
Redator, produtor de conteúdo e head de marketing na OnBoard Mobility. Me siga no Instagram: @eaimarcx ou me escreva marcosanmoreira01@gmail.com