Descubra os 4 bairros com melhor mobilidade em SP
Um panorama sobre um dos aspectos mais importantes para quem deseja morar bem na capital paulista
Entre tantos fatores determinantes para se definir o que é bem-estar em uma cidade com o porte de São Paulo (como segurança, fácil acesso a serviços essenciais e hospitalidade), um ponto que acaba se destacando bastante – até mesmo pelo tamanho e pela complexidade da região – é a mobilidade urbana.
Seja pelo tráfego elevado na maioria das vias principais ou simplesmente pela ausência ou baixa fluência de transporte público em algumas localidades, o paulistano demora em média 1 hora e 47 minutos em seu trajeto de ida e volta todos os dias, segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope/Rede Nossa São Paulo. Confira alguns bairros que são destaque por sua mobilidade!
1. Centro
Todo mundo que escreve “apartamento a venda sp” em seu mecanismo de busca favorito acaba procurando inicialmente oportunidades na região central da cidade. Isso certamente se deve ao fato de que a cidade possui ao todo quatro regiões (norte, sul, leste e oeste) e a partir do centro é possível chegar com facilidade em todas elas.
Composto por uma série de logradouros, o centro de São Paulo compreende bairros como Bela Vista, Liberdade, Sé, Consolação, Luz e Campos Elíseos, todos com um grau alto de mobilidade devido aos diversos terminais de ônibus, linhas de metrô e vias expressas que cruzam a região.
2. Vila Mariana
Um dos melhores bairros para se morar em São Paulo, não só em termos de mobilidade mas também no que diz respeito a infraestrutura e fácil acesso a supermercados, farmácias, escolas e hospitais, a Vila Mariana tem um jeitinho de bairro do interior muito visado por quem busca morar com tranquilidade em uma cidade com ritmo agitado com a capital paulista.
Além do fácil acesso à região central por meio de vias como a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio, o bairro também conta com duas estações de metrô e muitas opções de ônibus que levam seus residentes para as diversas regiões da cidade.
3. Perdizes
A tranquilidade de se morar em um bairro tradicional como Perdizes se deve a inúmeros fatores. Entre eles, o fato de ser uma região já estabelecida há muito tempo e portanto, rica em qualidade de vida, serviços essenciais e segurança.
Suas charmosas e arborizadas ruas possuem fácil acesso não só a parte das melhores instituições de ensino e hospitais da Zona Oeste como também a algumas das principais vias da cidade, ligando o bairro a praticamente todos os pontos de interesse da capital. FIcam próximos do bairro as estações Barra Funda e Marechal Deodoro, as avenidas Sumaré e Francisco Matarazzo, e também o estádio Allianz Parque, casa da Sociedade Esportiva Palmeiras.
4. Pinheiros
O bairro mais antigo de São Paulo (com quase 500 anos de história) possui uma localização estratégica desde a época em que praticamente não existiam ruas. Isso se deve ao fato de que a região foi um entreposto entre o centro da cidade e o interior do estado por muitos anos, tornando-se rota obrigatória para aqueles que faziam negócio.
Hoje o posicionamento privilegiado da região de Pinheiros se dá pela proximidade com diversos perfis da cidade, como a boêmia Vila Madalena, a nobre região dos Jardins e a progressista Vila Olímpia, bairro repleto de grandes oportunidades profissionais. O bairro conta com dezenas de pontos de ônibus, duas linhas de trem e três de metrô, além de fácil acesso à região sul da cidade pela Avenida Brigadeiro Faria Lima e ao centro da cidade pela Avenida Rebouças.
5. Poderiam entrar na lista!
Outros bairros famosos também por sua mobilidade são Jardins, Paraíso, Santana, Sumaré, Brás, Cambuci e Ipiranga. Não deixe de incluí-los em sua próxima pesquisa e boa sorte em sua jornada na busca pelo lugar ideal para se morar em São Paulo!
[crowdsignal rating=8915070]