Agora é simples com ONBOARD #46

O transporte público gratuito é realmente viável?

De acordo com estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), é viável sim! E mais: pode ser aplicado na grande maioria das cidades brasileiras.

Entretanto, a teoria é bem diferente da prática. Diante de exemplos no Brasil e no mundo, observamos que a oferta de transporte público gratuito aumenta consideravelmente a demanda pelo modal e, sem um planejamento específico, a qualidade do serviço fica a desejar. Logo, é uma decisão que precisa ser tomada com cautela.

Para analisar melhor, conduzimos um estudo de caso do transporte público na cidade de Paulínia, interior de São Paulo. A cidade, que operava o serviço de forma gratuita, decidiu impor uma tarifa singela de R$ 1. Por quê?

Leia na íntegra: Viabilidade e inconsistências da gratuidade no transporte público: um estudo de caso em Paulínia/SP.

Foto: Câmara Municipal de Paulínia.

ONBOARD se manifesta sobre o edital de gestão do transporte público em São José dos Campos. O documento, com críticas, sugestões e questionamentos a respeito da Minuta do Edital busca contribuir na construção de “editais mais competitivos e verdadeiramente inovadores“, segundo CEO da empresa. Saiba mais.

Enquanto isso, Maricá e Bragança Paulista investem na gratuidade no transporte. As cidades investem no aumento de frota e maior cobertura dos distritos a fim de priorizar o transporte público em detrimento do privado nas cidades. Saiba mais.


Rapidinhas: Os links que nos deram insights durante a semana. 

MaaS, veículos automatizados, inteligência artificial, dados abertos e gestão do meio-fio são as previsões de Carol Schweiger. Referência internacional em consultoria de tecnologia para transporte, aborda cinco tendências para 2021 considerando as inovações para além da pandemia.

Uma ciclofaixa sobre a calçada no centro de São Paulo. Esse foi o ponto que trouxe questões pertinentes sobre as intervenções realizadas nas cidades e levou a professora Helena Degreas a discutir as prioridades na mobilidade urbana, é uma questão de “compartilhamento ou disputa de espaço“?

Isso é obrigatório.
Isso é obrigatório.

Redação Agora é Simples

Portal de notícias focado em inovação na mobilidade urbana e no transporte público.

Deixe uma resposta

Fale com nossos especialistas em inovação
Conversar via WhatsApp

você está offline!