Contagem de fluxo de pessoas por câmeras alcança ótimos resultados e serve para diversos segmentos, afirma empresário

Luiz Renato M. Mattos, CEO da ONBOARD, comenta as vantagens do sistema de contagem de pessoas desenvolvido pela empresa

Photo by Lucas Santos on Unsplash

Garantir a segurança de clientes e usuários é o desejo de qualquer organização atualmente, principalmente daquelas que prestam serviços presenciais. Sejam lojas, instituições financeiras, restaurantes ou o transporte público, todas estão preocupadas em atender às exigências de precaução ao contágio da Covid-19. O trabalho de cuidado, porém, não ficará restrito a esse momento: nosso mundo continuará preparado para enfrentar desafios como esses, com tecnologias desenvolvidas agora e que servirão para todas as próximas gerações. 

Num desses aspectos está a contagem automática de pessoas, serviço destinado a garantir um fluxo de pessoas seguro em ambientes fechados como lojas, restringindo o acesso em caso de lotação. Hoje, comércios e instituições fazem por vezes essa contagem de forma manual, deixando um funcionário na porta do estabelecimento, muitas vezes entregando senhas de papéis que são verdadeiros vetores do vírus. Em outros casos, investem em hardwares específicos para a contagem de pessoas, que são instalados na entrada e saída, mais comuns nos transportes, por exemplo.

Porém, no mundo de hoje, com recursos escassos e uma necessidade de mudança urgente, investir em novos equipamentos ou destinar um funcionário à função é inviável. Com esse desafio, a contagem de passageiros automática surgiu, a princípio, para evitar aglomerações no transporte público. 

Ver: Contagem de passageiros como solução para distanciamento em ônibus

A tecnologia utiliza câmeras de segurança convencionais para fazer a detecção de pessoas e determinar, de forma automatizada, quantas entraram e quantas desceram em cada ônibus e/ou estação.

A solução desenvolvida pela ONBOARD agora passa por validação em outros setores, que também se beneficiam dos baixos custos de aquisição e implementação quando comparados às soluções atuais. 

Como funciona a contagem de pessoas

O aspecto inovador da tecnologia não termina no fato de utilizar as câmeras de segurança comuns que são mais baratas que soluções específicas. O uso de imagens coloridas também se diferencia das soluções atuais, principalmente as em desenvolvimento na Ásia. Por lá, alguns estudos com Visão Computacional utilizam câmeras que produzem imagens em profundidade. Isso facilita o trabalho dos algoritmos, no entanto são mais caras e os equipamentos já instalados na maioria das empresas só gravam imagens coloridas ou preto-e-branco, sem informação de profundidade. 

Imagens produzidas por câmeras que conseguem captar “profundidade”

Dessa forma, com o objetivo de desenvolver uma solução certeira com o melhor custo x benefício, a ONBOARD utiliza de algoritmos que garantem 90% de fidelidade à realidade, mesmos índices de tecnologias internacionais que usam equipamentos mais caros. O famoso “faça mais com menos”nunca foi tão verdade e, no atual contexto brasileiro, é um diferencial importante na adoção de novas tecnologias e no bem-estar das pessoas. 

Além do que foi apresentado acima, quanto mais utilizado, mais aperfeiçoado a tecnologia fica, aumentando os índices de fidelidade à realidade. 

A redação do Agora é simples conversou com Luiz Renato M. Mattos, CEO da ONBOARD e responsável pela comunicação externa da solução. Pedimos a ele que explicasse de forma rápida e acessível o potencial dessa tecnologia. 

Esta solução da ONBOARD compõe um conjunto de soluções que estão tornando o transporte coletivo mais eficiente e digital. Os dados da contagem servem de insumos para o sistema de planejamento desenvolvido pela ONBOARD permitindo o dimensionamento dinâmico da frota uma vez que o Fator de Renovação (FR) é obtido em tempo real. Mas essa solução da ONBOARD não é exclusiva ao transporte público e pode ser adotada em qualquer situação, até porque nenhuma outra é mais desafiadora que o transporte coletivo. 

Como ter contagem de pessoas automática na sua empresa

A ONBOARD está aberta para conhecer empresas e apresentar novos projetos com a tecnologia em desenvolvimento. Para receber uma apresentação individual e consultiva entre em contato no botão de WhatsApp abaixo ou nos envie um e-mail: blog@onboardmobility.com

Clique aqui para falar com nossos especialistas sobre a inovação no transporte!
Fale com nossos especialistas em inovação
Conversar via WhatsApp
 

Nosso artigo completo sobre o assunto está disponível aqui no blog para leitura e aprofundamento nos conhecimentos.

Antonia Moreira

Editora de Redação do Agora é Simples. Analista de Marketing na OnBoard Mobility. Mobilidade é uma de minhas paixões, compartilho aqui os melhores insights que encontro sobre o assunto. Me escreva: antonia@onboardmobility.com

Deixe uma resposta

Fale com nossos especialistas em inovação
Conversar via WhatsApp

você está offline!

%d blogueiros gostam disto: