Dicas para você andar de metrô e trem na maior cidade do país sem dificuldades!
São Paulo é a maior cidade da América do Sul e, como metrópole, é um ambiente hostil à primeira vista para visitantes. Felizmente, desde 1974 o metrô paulista liga diversas regiões da cidade, a fim de encurtar distâncias e facilitar a vida dos moradores.
Mas com tantas linhas e estações, esse sistema de metrô, além dos trens, pode parecer complicado para visitantes e novos moradores.
Para isso, esse texto tem a intenção de descomplicar um pouquinho como andar de metrô em São Paulo, com dicas e informações simples:
Estude o mapa
Em todas as estações existe o mapa do transporte metropolitano, com suas diversas conexões entre metrô e trem. Antes de sair de casa ou chegar a São Paulo, estude as estações.
Veja aonde é possível fazer baldeação com outras linhas, para tornar sua viagem mais rápida e com menos chances de se perder.
Linhas
Na cidade existem 5 linhas de metrô e 6 de trem, como é possível ver no mapa abaixo.
Mapa transportes metropolitanosPara turistas as principais linhas são a vermelha, verde, azul e amarela. Elas ligam importantes pontos turísticos e zonas com opções de hospedagem.
A linha esmeralda de trem é a mais utilizada nesse meio. Liga a linha amarela e o centro da cidade ao extremo sul.
Faça um Bilhete Único
O Bilhete Único em São Paulo proporciona diversos benefícios, como integração entre ônibus, metrô e trem e até 4 viagens em 3 horas.
Se você for combinar em seus passeios trem e metrô, é muito importante que faça um BU. Isso porque a integração entre os dois modais ocorre em horários específicos e os bilhetes individuais não são compatíveis.
É possível cadastrar seus dados no site da SPTrans e solicitar o cartão. É totalmente gratuito e você o retira em um posto de atendimento. Você pode, também, comprar um Bilhete Único Anônimo, que sai na hora no valor de R$4.
Nesse post você fica sabendo o mais importante sobre a integração entre ônibus, metrô e trem na capital.
Recarregue pela internet
As filas nas bilheterias do metrô são grandes em determinados horários, mas para resolver esse problema é muito simples: recarregue pela internet seu Bilhete Único.
Nesse artigo você encontra diversas opções para fazer isso, escolha a que se encaixa melhor em suas necessidades.
De antemão recomendamos o aplicativo OnBoard, que faz a recarga por cartão de crédito sem taxa e é bastante leve e prático.
Use o app do metrô para planejar sua viagem
O Metrô possui um aplicativo para Android e iOS super bacana que facilita muito a vida dos passageiros. Basta colocar a estação em que você está ou irá partir, e a de destino.
O app calcula o tempo, e todas as baldeações que você terá de fazer para chegar aonde quer. Sem se perder e sem gastar tempo à toa.
Se atente aos horários
Diferente do metrô de cidades como Nova Iorque e Londres, em São Paulo o sistema para de funcionar durante a madrugada. Não se esqueça disso em passeios noturnos!
Durante a semana e aos domingos o metrô funciona das 04:40h às 00h. Aos sábados das 04h à 1h da manhã.
Tente também evitar horários de pico. Das 8h às 9h e das 18h às 19h são momentos bem lotados nos vagões e estações.
Com essas dicas dá pra aproveitar ao máximo as facilidades que o transporte sob trilhos proporciona. Compartilhe com seus amigos que também têm dúvidas!